Auto-estima

Ouvimos falar: " ah, fulano tem baixa-auto estima, por isso não se dá valor, por isso não arruma emprego, por isso não se casa, por isso bla,bla,bla..." Existe uma ideia comum do  que seja auto-estima e esta ideia, justifica muita coisa, mas não se explica por si só.Vamos la, expor um pouco sobre esta famosa questão: AUTO-ESTIMA.
Pelas palavras: auto - de si para si. Estima - gostar. Deduz-se:  como eu me gosto.
Se a pessoa tem caracteristicas mais empática, ou seja uma pessoa mais doadora que receptora, mas ser do que ter, mais amar do que gostar, ela terá  maior  estabilidade emocional e racional em relaçao a aceitar-se  como é, e gostar de si mesma.Porrque ela não espera dos outros, das coisas, do sistema, nao procura culpados. Dizemos então que ela tem sua auto-estima equilibrada.
Auto-estima alta e baixa, são caracteristicas das pessoas metades, pessoas que vivem em função dos outros.Tudo bem, a pessoa querer sentir-se bem com um elogio, com um agrado.Tudo bem uma pessoa se aborrecer com algo desagradavel, que venha a acontecer. O que nao pode é a pessoa estar cronicamente dependente dos fatos da vida, dos relacionamentos para estar e ser feliz. Portanto, podemos concluir, que tanto a auto-estima alta, quanto a auto-estima baixa, sao igualmente prejudicias as estabiidade psicologica das pessoas. Tem mais...



Comentários

Postagens mais visitadas